Abdominoplastia em Âncora

É técnica utilizada em 90% dos casos de emagrecimento acentuado.

 

 

São duas resultantes cicatriciais: uma vertical, que vai do tórax á região pubiana e outra na dobra abdominal inferior, com extensão variada, conforme o grau de flacidez.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS:

 

Após grandes emagrecimentos, com a redução drástica do volume de gordura abdominal acaba acontecendo um abaulamento  flácido do abdômen, formado por um grande excesso de pele. Devido ao grande estiramento desta pele durante o período de obesidade, esta pele perde sua elasticidade, mas quando ocorre a perda de peso, esta pele não tem poder de retração, originando o abdômen em avental caracterizado por uma grande sobra de pele abaixo do umbigo.

Abdominoplastia  em âncora remodela este abdômen ao retirar esse grande excesso de tecido que se acumulou principalmente abaixo do umbigo, e com a plicatura dos músculos reto abdominais vai ocorrer a diminuição do espaço abdominal interno, pois esta junção dos muculos diminui cerca de 8 cm a circunferência abdominal, levando a uma total remodelação deste abdômen.

A anestesia pode ser a RAQUIDIANA, PERIDURAL OU GERAL.

O tempo de internação varia de 24 a 48 horas.

No pós operatório o paciente fica com um dreno por alguns dias, que será retirado por orientação médica. Deve-se evitar esforços físicos e manter-se e uma posição encurvada por 10 a 12 dias para evitar a tensão na cicatriz. Exercícios físicos devem ser evitados por 25 a 30 dias.

Algumas complicações podem ocorrer como: hematoma, ceroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência da ferida, queloide, trombose de membros inferiores. As complicações mais freuqentes ocorrem em pacientes fumantes, devido a diminuição da vascularização dos retalhos. Desta forma estes pacientes devem seabster do uso do cigarro por 30 dias antes da cirurgia, para diminuir o risco essas complicações. No caso do uso de anticoncepcional oral, deve-se suspender o uso por 30 dias antes da cirurgia.

O resultado definitivo da abdominoplastia em âncora é obtido após 6 meses da cirurgia, período para a acomodação dos tecidos e o amadurecimento da cicatriz.

 

a) INDICAÇÃO: flacidez muito importante tanto na parte anterior do abdome como nas laterais 

b) RESULTADO: um bom contorno do abdome com cicatrizes de boa qualidade

c) INTERNAÇÃO: em geral 1 dia

d) DURAÇÃO CIRURGIA: 03 horas

e) ANESTESIA: geral

f) DOR: fraca para média intensidade 

g) DIRIGIR: 3 a 4 semanas

h) ACADEMIA: após 30 dias

i) TRABALHO/ESTUDO: 15 dias 

j) CINTAS/FAIXAS: durante 3 meses