Ginecomastia (Aumento discreto da glândula mamária do homem)

Ginecomastia (presença de mama aumentada no homem)

Ginecomastia é o nome dado ao desenvolvimento excessivo do tecido da região mamária masculina.

Ocorre principalmente nas fases de mudanças hormonais do homem (infância, adolescência e velhice) sem que isso esteja ligado diretamente a uma doença.

Além da questão hormonal, o uso excessivo de álcool e drogas pode ocasionar este problema. Independentemente da causa, a maioria dos homens com ginecomastia tem queixas estéticas devido ao “formato feminino” de suas mamas, causando desconforto emocional e prejuízo à autoconfiança.

Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

A correção cirúrgica está indicada após a adolescência, quando cessar o crescimento, e após ser descartada alguma patologia hormonal. A técnica cirúrgica depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade.

Existem duas técnicas que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração e adenectomia (retirada da glândula mamária). Nos pacientes com excesso de pele importante pode ser necessária também a ressecção desta pele redundante, podendo ser essa retirada peri-areolar, ou como na mastoplastia redutora.

A anestesia para o tratamento da ginecomastia pode ser local com sedação ou geral, e o tempo médio do procedimento é de uma hora e meia a 2 horas. O paciente tem alta hopitalar 2 horas depois da cirurgia ou depois de 6 a 8 horas, podendo voltar às atividades normais depois de 3 a 5 dias. Deve-se evitar atividades físicas por 30 dias e tomar sol no local durante dois meses.